banner email2

Por: Lucas Fialho (Blog Insanidade Racional)

A vida imita a arte, ou seria o contrário?

Bem, acho que a resposta para essa pergunta será sempre uma incógnita.

Porque, parem para pensar: Já vimos e revimos tantos clichês nas telonas que nunca presenciamos em nossas vidas cotidianas e situações pra lá de bizarras que nos aconteceram numa simples terça-feira pacata. Estilo Sessão Da Tarde mesmo: “Altas Confusões” que contando ninguém acredita.

Pois é, diante de tantos fatos, tanto na vida pessoal, quanto cinematográfica – o loco mêo – vivemos ou presenciamos, situações de superação e motivação.

As histórias desses atores e atrizes que muitas vezes representam nossas angústias existenciais, retratam o porquê da adoração e sucesso tanto de público quanto de crítica desses filmes.

Minha lista de filmes inspiradores:

Men of Honor (Homem de Honra)

mot1

Um filme norte-americano de 2000, dirigido por George Tillman Jr., com roteiro de Scott Marshall Smith e trilha sonora de Mark Isham.

É baseado na história verídica do Sargento Carl Brashear.

No elenco, Cuba Gooding Jr., Robert de Niro, Charlize Theron e Powers Boothe, entre outros.


 

Rocky (Rocky: Um Lutador)

mot2

Um filme norte-americano de 1976, do gênero drama, escrito e estrelado por Sylvester Stallone, e dirigido por John G. Avildsen.

É o primeiro de uma série de sete filmes protagonizados pelo personagem Rocky Balboa. Os demais são Rocky 2 (1979), Rocky 3 (1982), Rocky 4 (1985), Rocky 5 (1990), Rocky Balboa (2006) e Creed (2015).

(destaque para os clipes e das músicas do treinamento de Rocky, que dava uma vontade insana de treinar e lutar boxe!)


 

Forrest Gump (Forrest Gump: O Contador de Histórias)

mot3

Um filme norte-americano de 1994, dirigido por Robert Zemeckis com Tom Hanks no papel-título e baseado no romance homônimo de 1986 escrito por Winston Groom. O filme também traz no elenco Robin Wright Penn e Gary Sinise.


 

La Vita é Bella (A Vida é Bela)

mot4

Um filme italiano de 1997, do género comédia dramática, dirigido e protagonizado por Roberto Benigni.

O filme foi produzido pelo estúdio Melampo Cinematografica, com música de Nicola Piovani, a direção de fotografia de Torino Delli Colli; o desenho de produção, direção de arte e o figurino de Danilo Donati; e a edição de Simona Paggi. No filme pode-se ouvir também a bela música “Les contes d’Hoffmann”.


The Shawshank Redemption (Um Sonho de Liberdade)

mot5

Um filme norte-americano lançado em 23 de setembro de 1994, escrito e dirigido por Frank Darabont. O filme é estrelado por Tim Robbins e Morgan Freeman.

O filme teve fraca recepção nos cinemas, arrecadando pouco mais de 28 milhões de dólares – apenas 3 milhões de dólares de lucro em relação ao orçamento.

Apesar disso, Um Sonho de Liberdade foi aclamado pela crítica e pelo público e obteve múltiplas indicações à prêmios, além da inclusão na lista dos melhores filmes estadunidenses do American Film Institute. The Shawshank Redemption foi indicado para sete Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator (Morgan Freeman).
banner email

Comente!